sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Sorvete no Inverno

O frio do inverno faz muita gente abandonar alguns hábitos com medo de pegar um resfriado ou uma gripe. Tomar sorvete é um deles. No entanto, associar o delicioso gelado à possibilidade de contrair esses sintomas é um mito. Prova disso é que não há diminuição no consumo dessas guloseimas em países onde o inverno é bem rigoroso. 
Mas os brasileiros estão começando a mudar o conceito que têm de sorvete. Antes consumido no país principalmente no verão, agora o hábito de consumir este alimento já começa a mudar. Diferentemente do Brasil, o consumo de sorvetes em países da Europa, onde o frio é muito mais rigoroso do que aqui, é enorme. Em países como a Suíça, por exemplo, o consumo per capita é de 14,40 litros/ano, enquanto no Brasil é de 4,74 litros/ano e, normalmente, concentrado no verão.
O sorvete não faz mal. O problema é que algumas pessoas têm mais propensão a contrair resfriados por causa da baixa imunidade durante essa época do ano. Por isso, elas são mais sensíveis à mudança brusca de temperatura, o que ocorre quando você está consumindo qualquer ingrediente gelado. 
Os médicos orientam os pacientes a ingerir sorvetes após cirurgias na garganta, para diminuir a inflamação das amídalas. 
Além disso, sorvetes de frutas ainda têm em sua composição vitaminas A, C e E, que são ótimas para melhorar o sistema imunológico geral das pessoas. Para quem não gosta muito de consumir frutas todos os dias, é indicado o consumo dessas frutas no palito. É uma forma alternativa de obter esses nutrientes, já que o consumo delas cai durante o inverno. Essa delícia pode suprir essas vitaminas de uma maneira diferente e mais atrativa, inclusive para crianças.

Fontes: www.afterhour.com.br
              www.portalvital.com