segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

A origem do sorvete


   Hoje o sorvete pode ter diversas formas, sabores e embalagens. Mas você já parou para pensar  como, onde, quando e quem inventou o sorvete?
Há três mil anos os chineses inventaram o sorvete. Uma mistura pastosa e gelada, muito parecida com raspas de gelo, mas que era feita com neve, mel e polpas de frutas. 
Existem muitas histórias relacionando o sorvete com personagens famosos da humanidade, uma delas conta que Alexandre, o grande rei da Macedônia, levou a ideia da sobremesa para seu império e a tinha como sua favorita, e que até mesmo Nero, importante imperador romano, mandava seus escravos buscarem gelo nas montanhas para  preparar sorvete.
Mas a história que se tem como referência defende que Marco Polo, importante explorador da Idade Média, apresentou a receita para a Europa quando voltou de sua famosa viagem viagem ao Oriente, e partir de então o sorvete foi adotado, principalmente pela Itália, onde atualmente se localiza as mais famosas sorveterias. 

Quando chegou aos Estados Unidos o sorvete ganhou mais mercado devido a invenção do freezer. Porém o leiteiro Jacob Fussil abriu, na cidade de Baltimore, a primeira fábrica de sorvetes, juntando a possibilidade de estocagem com a produção em série, que o mundo ficou mais saboroso e o sorvete tornou-se uma sobremesa apreciada por todos.