![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj50oo3LyRJjgge3dmQMpQSkMjN0iPPvNsRSduWJf9zc1UGo3nDvWWtKvXp3l14Jp2BawEzYmUW0WiB4rswNg8kNtx4D3XDeGpOrizgQhaO8BvH5VOQBg0ii5Xl6miVQwaLbCh4n90Q6_w/s1600/11.png)
Especiarias, receitas ousadas, sabores exóticos, combinações fantásticas. Imagine um profissional capacitado para inventar e preparar todas estas possibilidades com um dos alimentos mais consumido no planeta: sorvetes.
O que parece ser simples não é. A gastronomia é o ramo da culinária, das bebidas e de todos os materiais usados na alimentação em geral. E para ser estudada é necessário conhecer até mesmo quimicamente os materiais.
Na Itália existe a única Universidade do Sorvete do mundo. A fabricação de sorvetes é uma das últimas coisas que você deve ter imaginado que requeriam ensino superior, mas milhares de estudantes de todo o mundo aprendem a arte de fazer sorvetes de qualidade na Universidade Carpigiani Gelato.
Os apaixonados por sorvete, e empresários que querem aprender os segredos para fazer um delicioso “gelato”, e levar as informações valiosas para seus territórios de origem, desembolsam cerca de 1.800 reais por uma semana de curso, com a acomodação em um hotel próximo inclusa.Os alunos assistem a palestras com profissionais veteranos do ramo e aprendem as técnicas tradicionais. Também há a parte prática do curso, quando os estudantes aprendem como usar a famosa máquina Carpigiani.Acredite ou não, a Universidade já existe há algum tempo, e como cada vez mais pessoas ao redor do mundo se apaixonam pelo sorvete italiano, as matrículas só crescem.Em 2011, o número de estudantes saltou de 9 mil para 12 mil. Pela primeira vez na história, o número de turistas estrangeiros matriculados ultrapassou o de italianos.
Fonte: hypescience.com