terça-feira, 5 de março de 2013

Mercado de Sorvete no Brasil


Muitos brasileiros estão começando a mudar o conceito que têm de sorvete. Antes consumido principalmente no verão, agora o hábito de consumir este alimento já começa a mudar. Diferentemente do Brasil, o consumo de sorvetes em outros países, onde o frio é muito mais rigoroso do que no Brasil, é enorme. O motivo deste maior consumo, nestes países, é considerá-lo um alimento, classificação diferente da cultura brasileira, que considera o sorvete uma sobremesa ou guloseima .
Mas já estamos percebendo uma mudança de hábitos nos brasileiros. A falta de costume de consumir sorvetes diariamente está mudando pouco a pouco, isso porque muitos estão, inclusive, trazendo este hábito de fora ou descobrindo novos produtos.
Hoje a busca por uma alimentação alternativa é, sem dúvida, uma realidade mundial, assim como a saúde e estética são preocupações que estão presentes na vida das pessoas. Esta tendência, aliada às novas tecnologias de qualidade e sabor, possibilitam ao consumidor encontrar o sorvete de sua preferência e necessidade como diet (isentos de açúcares e gorduras), light (com redução de calorias) e até sorvetes de soja (sem colesterol e sem lactose). Com tantas opções, cada vez mais o sorvete faz parte de uma alimentação saudável, pois são uma excelente fonte de energia. O fato de que seus constituintes são quase completamente assimilados pelo organismo, torna-o um alimento especialmente indicado para todas as idades.
Fabricado à base de leite ou à base de frutas, o sorvete é um alimento rico em proteínas de primeira qualidade, lipídios altamente assimiláveis, sais minerais como o cálcio, fósforo, potássio, sódio, magnésio, ferro e vitaminas. São fontes de açúcar, como diversos outros produtos e, cada vez mais, as pessoas estão preocupadas com a saúde, buscando alimentos que trazem benefícios funcionais para o corpo.
Além de nos proporcionar diversos nutrientes e energia, o sorvete representa para o nosso país, uma fonte de emprego, pois temos no Brasil mais de 10.000 empresas e um faturamento de mais de 2 bilhões de reais/ano.


Fontes: http://www.padariamoderna.com.br
http://www.abis.com.br
http://www.finamac.com.br
http://www.afterhour.com.br/