Leite, queijo, iogurte e manteiga são alimentos facilmente encontrados na mesa dos brasileiros. Mas para cerca de 40% da população podem trazer náuseas, diarréia, excesso de gases, dor de estômago, entre outros incômodos. Isso acontece devido a uma incapacidade que essas pessoas têm de digerir lactose, o açúcar do leite. É a intolerância à lactose.
A lactose é o açúcar do leite, um dissacarídeo que, com a ação da enzima lactase, transforma-se em dois monossacarídeos: glucose e galactose. Estes carboidratos simples, após formados, são facilmente absorvidos pelo corpo. No entanto, a falta ou deficiência na produção da lactase faz com que a lactose chegue até o intestino grosso sem ser absorvida pelo organismo. Ela é fermentada por bactérias causando gases e sintomas típicos de indigestão.
Como explicado, para digerir esse açúcar, o organismo precisa produzir uma enzima chamada lactase, que divide o açúcar do leite em glicose e galactose. A incapacidade de produzir a lactase pode ser genética ou ocasionada por algum problema intestinal que interrompe a produção temporariamente. Quem tem a predisposição para produzir menos enzimas, na medida em que o tempo passa, vai perdendo a capacidade de digerir a lactose.
Geralmente os sintomas aparecem entre meia hora e uma hora depois da ingestão do leite, ou derivados como chocolate, sorvetes, leite condensado, creme de leite, iogurte, manteiga, pudins e queijos. Porém, isso depende do grau de intolerância à lactose e de quanta lactose tem o alimento ingerido. Queijos, quanto mais duros, menos lactose. Um parmesão, por exemplo, tem pouca lactose, enquanto um queijo mais mole tem mais lactose.
A intolerância à Lactose não é esse bicho de sete cabeças que muitos pensam. Ao contrário, pode se tornar o motivo para se adotar melhores hábitos alimentares. E consequentemente a oportunidade de experimentar novos alimentos proporciona novos sabores para a vida. O mercado já está oferecendo diversas opções para quem possui esta intolerância. "Leites" de soja, amêndoas, arroz, por exemplo, são ótimas escolhas para fazer parte do cardápio.
E é claro que sorvetes não ficariam de fora! Opções da sobremesa gelada com base de soja já estão presentes nas gôndolas. Até mesmo receitas caseiras de sorvetes sem lactose são encontradas.
Fontes: semlactose.com
agenciabrasil.ebc.com.br