![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhlN9kCwjJRqIecRCHi-UYg58Fj0Q_a7TIY-z5GvxerGzKjy8eSaucB5cGQnNXGbHdf6-RmDs2i7gQecy94WiwGyDwVtr2gq0C9Q6YdGgIHONnQNZHr3dUSlHWAEQbOdwEZ1fQRnLAwx7Y/s1600/57.png)
Agora eles estão começando a desenvolver um novo tipo de atração doce: sorvetes e shakes com sabor de cerveja, de um pequeno número de fábricas de laticínios nos Estados Unidos.
Imagine um sorvete feito com uma cerveja Tripel tipo Belga e geléia de damasco; três bolas de sorvete com pedaços de bolo invertido assado com abacaxi cristalizado, raspas de tangerina e folhas de lúpulo; ou uma bola de sorvete de baunilha em um shake de cerveja escura cremosa.
Misturar álcool e laticínios não é revolucionário. O licor aparece em milk-shakes de bourbon e nos sorvetes de passas ao rum. Porém, conforme os sorveteiros artesanais buscam ingredientes que saiam do comum, as cervejas artesanais oferecem novas dimensões. A cerveja pode ajudar a dar um pouco de amargor e aridez ao sorvete, que é, tradicionalmente, mais doce do que outras sobremesas.
A inspiração em busca de sabores pode vir dos cervejeiros, das cervejas ou do mundo da gastronomia. Então, surgiu a mistura de nozes, castanha de caju e amendoins espanhóis com pimenta caiena, alecrim, açúcar mascavo e sal, assada com as frutas oleaginosas e adicionado o sorvete, feito de cerveja porter.
As técnicas para dar sabor de cerveja aos sorvetes podem variar. Ferver a cerveja para reduzi-lá antes de adicioná-la ao sorvete, fez com que o calor destruísse o sabor desejável. Agora, mistura-se a cerveja em seu estado normal à base do sorvete logo antes do congelamento.
A Humphry Slocombe Ice Cream, a sorveteria das novas tendências no bairro de Mission District, de São Francisco, cria sorvetes de cerveja todos os anos para a Semana da Cerveja na cidade. Elas são feitas a partir da redução de cada cerveja pela metade antes de serem adicionados o leite e o creme. Quando a base está pronta, pode-se adicionar um pouquinho mais de cerveja caso o sabor precise ser acentuado. O casamento nem sempre é harmonioso. A água contida na cerveja tem uma tendência a criar texturas como pedacinhos de gelo, tornando difícil fazer um sorvete com sabores perceptíveis. Por isso, as cervejas mais escuras e concentradas são as melhores candidatas para o sorvete.