O sorvete já conquistou o mundo como sobremesa. E recentemente, entrou fortemente em tendência como acompanhamento e até mesmo prato principal. A novidade é que os novos sabores são salgados.
Os chefes de cozinha apostam nessa tendência para o verão e já apresentaram suas ideias para o mundo. Como, por exemplo, Bruno Stippe com o mestre sorveteiro Frederico Samora, que têm uma sorveteria em Uberaba (MG), conquistaram o júri formado pela imprensa especializada e arrebataram o prêmio especial do concurso Gelato in Tavola, ocorrido em janeiro em Rimini, na Itália.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgFl7jFykfrLp-Ua47BcuvoTvSUsSUlr4jATjASFFwKTF9Ovpsk_L-hE0y4ihDxnAXhd2AvQYmZipb2YcVMVsTehS29TxRCFiwyBxP6KKPIXwFnsnjTFOfzYrslABwKD2nXLoBWBT7qJxQ/s1600/38.png)
Acompanhando saladas, como sugestões de molhos, servindo pratos quentes e de texturas diferenciadas, gerando contrastes, são nas combinações exóticas que o sorvete tem se destacado.
Alguns sabores são inacreditáveis, como manga com pimenta, queijo de cabra com tomilho, café com cerveja, ostras e mostarda com gergelim.
Com um pouco de criatividade dá para criar sabores em casa. Uma opção é bater o sorbet de limão no liquidificador com folhas de manjericão, alecrim ou mostarda. Depois leve para gelar. Outra forma, é bater o sorvete de baunilha com aceto balsâmico ou vinho. Pimentas, ervas e temperos podem ser misturados aos sorbets para um resultado mais inusitado.
Esta tendência será um sucesso, quando for agregada à criatividade.
Fonte: www.estadao.com.br
www.guia.folha.uol.com.br